Dia 05 de novembro -Dia do Design!

05/11/2012 19:18
Bem hoje não é só uma segunda feira ensolarada (afinal o sol também aproveitou o feriado e só hoje voltou...)hoje é o dia do Design,independente se você é Designer Gráfico ou de Produto,ou até um Designer de sombrancelhas....não importa,importa que sua mente,sua alma,sua visão vão mais além que apenas a necessidade ,mas é responsável que a mesma se apaixone pela beleza e caminham juntas,sempre e sempre.........VIVA O DESIGN!
Andrea Cipriano

 

 
 

Parabéns Gustavo Engelhardt

Vencedor do iF Product Design Award com o produto Centopéia



Além de Walter Landor,temos nossos designers Brasileiros e Gustavo é um ótimo exemplo;
Formado em 2002 pela Universidade Tuiuti do Paraná, o designer de produto Gustavo Engelhardt ostenta em seu currículo o prêmio de vencedor do iF Product Design Award.
Considerado o principal prêmio europeu de design, reconhecido por sua credibilidade. Engelhardt prioriza aspectos como ecodesign e sustentabilidade.
Trabalha na criação e desenvolvimento de projetos e produtos para a empresa Desfiacoco d.e.s.i.g.n..


"Decidimos encarar o desafio de combinar design e arte. A fruteira pareceu uma peça ideal, uma vez que permitiria valorizar as próprias frutas enquanto elementos artísticos" Formado em 2002 pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba (PR), o designer de produto Gustavo Engelhardt já ostenta em seu currículo um prêmio que poucos têm: o de vencedor do iF Product Design Award.
Engelhardt trabalha na criação e desenvolvimento de projetos e produtos por meio da empresa Desfiacoco d.e.s.i.g.n., priorizando aspectos como ecodesign e sustentabilidade. Em parceria com Daniel Castelo e Diego Costi, desenvolveu a fruteira Centopéia. O produto valeu ao trio a consagração no principal prêmio do design europeu - foi um dos 19 brasileiros entre os 802 eleitos pelo júri internacional, com direito à exposição da peça na feira de Hannover. É, aliás, o segundo prêmio do produto, que também conquistara o VII Prêmio House & Gift de design, em 2006.
A Centopéia surgiu em 2005. É uma peça que pode ser usada dos dois lados e que permite dezenas de possibilidades formais, abrigando tanto frutas de pequeno como grande porte - seu diâmetro, fechada, é de 41 cm.
Outro detalhe essencial é que o produto foi desenvolvido com materiais 100% recicláveis, à base de fibras naturais, com acabamento em fibra de coco (escura) e fibra de madeira (clara). Esses são fatores que fizeram da fruteira um projeto de alto valor agregado no mercado - a peça custa cerca de R$ 350,00 em lojas de design e decoração de alto padrão.







  Referências:

https://www.designbrasil.org.br/entrevista/gustavo-engelhardt


Designers brasileiros brilham em Milão


“O design brasileiro está com o prestígio em alta no mercado internacional. Trabalhos de nomes consagrados, como Sérgio Rodrigues, e de jovens recém-saídos da universidade vão integrar o 48º Salão Internacional do Móvel, em Milão, na mostra paralela Rio + Design. Filé-mignon do setor, a feira italiana reúne cerca de 2 000 expositores e recebe mais de 200 000 visitantes do mundo inteiro, de olho nas novas tendências de mobiliário e decoração.”

É bom ver que estamos saindo do amadorismo e conseguindo ser respeitados como profissionais sérios e capacitados, inclusive lá fora. Muito bacana!

milao

“A turma do skate ecológico: Pedro Themoteo, Bruno Temer e Thiago Maia (da esq. para a dir.), ex-alunos da Uerj, usaram lâminas de pupunha, bambu e fibras naturais para criar o objeto” milao



“Quebra-cabeça: invenção do designer Antonio Bernardo, o anel Puzzle, de ouro 18 quilates, tem oito peças que podem ser desmontadas e remontadas e custa 11·240 reais”
 milao1

“Espaçosa e confortável: a poltrona Siri, de Claudia Moreira Salles, foi feita com sobras de madeira sucupira; a capa de seu assento, do tamanho de um travesseiro, pode ser trocada como uma fronha.”
 milao2




 

Design Gráfico Brasileiro

 
 
Livro recém-lançado no Brasil, pela CosacNaify, “Linha do Tempo do Design Gráfico no Brasil” é imprescindível na biblioteca de artistas e entusiastas da área. Pioneiro no país, editado por Chico Homem de Melo e Elaine Ramos, o livro possui 744 páginas com mais de 1600 imagens do melhor do design nacional.
Referências:
https://jaeh.wordpress.com/2009/04/27/designers-brasileiros-brilham-em-milao/
 

O designer não deve apenas projetar objetos,mas também refletir sobre que peças realmente precisam ser criadas.

Ilkka Suppanen,Designer Flilãndes-Casa Cláudia-11/12